TCM

Por Beatriz Souza de Andrade

Para solicitação da Defesa do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), de acordo com a RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1439, seguem os procedimentos:

1. Antes da solicitação deve-se conferir com a Secretaria do Programa se está apto(a) à defesa, estando integralizado quanto aos créditos, sendo 90 horas de atividades programadas pelo PPGHMP e 90 horas de atividades externas. A quantidade de horas equivalentes a cada atividade é minunciosamente explicada na RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO INTERNA Nº 02/2017. A entrega dos documentos comprobatórios das atividades realizadas junto da solicitação de integralização de créditos deve ser entregue, no mínimo, 30 dias antes do pedido de Defesa.

 RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1439

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 01/2017

SOLICITAÇÃO DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS

2. Para fins de defesa, o(a) orientador(a) deverá encaminhar à Secretaria do Programa seis exemplares do produto final (5 para banca  sendo 3 membros titulares e 2 suplentes e 1 cópia permanece na Secretaria do PPGHMP) e 1 versão em CD , junto da solicitação de Defesa devidamente assinada pelo(a) orientador(a) e orientando(a) contendo o dia e horário previsto em conformidade com os membros da banca. O local é reservado pela Secretaria do programa e avisado posteriormente a todos(a) envolvidos por e-mail.

3. No período de pandemia o/a orientador/a e o/a discente deverão encaminhar o requerimento de solicitação de defesa juntamente com texto via e-mail para a secretaria, para que o secretário possa encaminhar para os/as membros/as da banca e seguir com outros trâmites, no mínimo, 30 dias antes do pedido de Defesa.

Requerimento de solicitação de Defesa Pública


Caso o(a) discente seja aprovado(a), seguem as seguintes orientações:

1. O(a) estudante terá até trinta (30) dias após a Defesa para entregar uma versão finalizada do TCM, 2 cópias em capa dura  (cor azul/azul royal, título na lombada) e 1 CD, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos(as) examinadores(as) durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Secretaria do PPGH-MP.

2. A ficha catalográfica é feita pelo(a) próprio(a) discente por meio do site da Biblioteca da UFCAT, no seguinte link: https://fichacatalografica.ufcat.edu.br/

3. Deve ser inserido na versão finalizada do TCM o Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA) devidamente preenchido e assinado pelo(a) autor(a) e orientador(a), impresso na segunda página (imediatamente após a capa),este formulário  também deve constar no arquivo PDF enviado em CD-ROM. Ele será gerado pelo SEI e enviado pela secretaria do PPGH-MP ao discente.

Observações:
2 cópias em capa dura e 01 em CD:
  1. As duas cópias encadernadas devem respeitar as especificações: cor azul escuro, letras douradas, com o título e autoria grafados na lombada.
  2. Observações da lombada: Devem conter na lombada o ano de conclusão, o título da dissertação, o nome da universidade (UFG/ UFCAT em implantação) e nome completo do(a) mestrando(a).
  3. Não esquecer de substituir a folha de aprovação pela primeira página da ata devidamente assinada gerada pelo processo do SEI, isso vale para o CD também;
  4. Não esquecer de colocar o Termo de Ciência e de Autorização (TECA), devidamente assinado pelo autor (a) e orientador (a), isso vale para o CD também, lembrando que deve estar na segunda página (imediatamente após a capa). Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitassolicitar em no mínimo 5 dias úteis. Ele será gerado pelo SEI e enviado pela secretaria do PPGH-MP ao discente.
  5. Em caso de alteração de número de páginas fazer uma nova ficha catalográfica;                                 
  6. Nos casos de TCM com texto e produto: a versão impressa pode ser separada, mas a versão eletrônica tem que ser um arquivo único, ou seja o produto vai como anexo ao final do texto;
  7. O produto não tem ficha catalográfica própria, usar a mesma do texto;            
  8. Após a defesa e aprovação pela banca examinadora, uma cópia digital da dissertação/tese deverá ser encaminhada, por e-mail, à Biblioteca UFCAT. A partir de 2017 a biblioteca não guardará mais a versão impressa nem a em CD, somente os arquivos digitais na BDTD. O arquivo da dissertação/tese deve estar em formato PDF, sem a utilização de senha, com tamanho inferior a 75MB e acompanhado de: 

    * Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA), como 2ª folha (ou seja, após a capa), devidamente preenchido e obrigatoriamente assinado pelo autor e pelo orientador, que fará parte da dissertação/tese; 

    * Ata de defesa assinada da dissertação/tese, após a ficha catalográfica; 

    * Formulário de Metadados em formato PDF ou DOCX e que permita seleção de texto (arquivo separado da dissertação/tese).Clique aqui

    Observações:

    - Os arquivos devem ser encaminhados para: retec.biblioteca@ufcat.edu.br

    - O prazo para biblioteca enviar o "Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese" para a secretaria do programa ou para o aluno é de 08 (cinco) dias úteis.

    - O procedimento para inserção da FICHA CATALOGRÁFICA não foi alterado. A mesma deve ser inserida na 4ª folha da dissertação/tese, ou seja, após a folha de rosto. https://fichacatalografica.ufcat.edu.br

  9. Os procedimentos para a emissão da Declaração de Nada Consta será anexado pela Biblioteca quando o processo for aberto pelo SEI pela secretaria do PPGH-MP mediante o depósito final do TCC pelo/a aluno/a do mestrado na secretaria do Programa.
  10. Certificar-se de que o trabalho possui resumo e palavras-chave em português e em língua estrangeira.
  11. Caso o trabalho possua imagens ou anexos que contenham assinaturas ou carimbos diversos (de terceiros ou do próprio autor), embaçar ou passar uma tarja sobre o todo das assinaturas/carimbos.
  12. Informação para discentes Modelo de Capa e Contra capa

    CHECK-LIST:


    [    ]  Solicitar  e receber da Secretaria do PPGH-MP o Termo de Ciência e Autorização (TECA), ele deve ser assinado pelo/a aluno/a e pelo orientador/a. Ele será gerado pelo SEI e enviado pela secretaria do PPGH-MP ao discente.

    [   ] conferir se o título do trabalho que aparece na capa, TECA, folha de rosto e ficha catalográfica são idênticos ao título que aparece na ata de defesa (muita atenção para os casos em que a banca mudou o título do trabalho). Sempre prevalece o título aprovado pela banca.

    [   ] checar com muita atenção a versão final da tese ou dissertação e gerar um PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º TECA, 3º Folha de rosto, 4º Ficha catalográfica, 5º Ata de defesa.

    [    ] conferir se o  arquivo da dissertação/tese está em formato PDF, sem a utilização de senha e com tamanho inferior a 75MB. 

    [   ] baixar o Formulário de Metadados, preencher no Word e salvar em Word ou PDF (neste caso atente-se para salvar o PDF de forma que o texto continue selecionável e possível de copiar). Clique aqui

    [   ] enviar um e-mail para retec.biblioteca@ufcat.edu.br utilizando o assunto: Dissertação_Nome do/a aluno/a_Sigla do programa ou Tese_Nome do/a aluno/a_Sigla do programa, contendo os 2 arquivos: 1º PDF da tese ou dissertação, conferido e organizado de acordo com as orientações anteriores; 2º Formulário de Metadados, preenchido de acordo com as orientações anteriores.

    [   ] receber o e- mail de confirmação da Biblioteca UFCAT que o TCC está correto e que Comprovante de Recebimento de Dissertação será anexado ao processo de solicitação de diploma aberto no SEI pela secretaria do PPGH-MP.

     

    Observações:

    - O prazo para a biblioteca enviar o Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese é de 08 (oito) dias úteis a contar da data de envio do e-mail do/a aluno/a contendo os dois arquivos corretamente gerados. 

    - As teses e dissertações em que o aluno não autoriza a publicação, devem, ainda assim, serem enviadas para a biblioteca, as quais serão embargadas e arquivadas em local não público. Nesses casos, lembrar de marcar em “não” na autorização de liberação do documento no TECA.

    - Os procedimentos para gerar a ficha catalográfica não foram alterados. (https://fichacatalografica.ufcat.edu.br

    - Os procedimentos para a emissão da Declaração de Nada Consta será anexado pela Biblioteca quando o processo for aberto no SEI pela secretaria do PPGH-MP mediante o depósito final do TCC pelo/a aluno/a do mestrado na secretaria do Programa.


    Para sanar dúvidas entre em contato com a Coordenação de Recursos Tecnológicos ( CRT/BIB/UFCAT) pelo e-mail: retec.biblioteca@ufcat.edu.br

     

    Links importantes: 

    • Resolução Cepec nº 832 – Cria e regulamenta a BDTD na UFG - Resolucao Cepec 832.pdf (Resolução em processo de atualização) 

São necessários ainda os seguintes documentos:

I. cópia do Diploma de Graduação frente e verso;
II. cópias da Carteira de Identidade frente e verso e CPF frente e verso;
III-  cópia da Certidão de casamento, caso ocorreu alteração de nome;
IV. documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca: será anexado pela Biblioteca quando o processo for aberto no SEI pela secretaria do PPGH-MP mediante o depósito final do TCC pelo/a aluno/a do mestrado na secretaria do Programa;
V. nada consta da Biblioteca UFCAT  - será anexado pela Biblioteca quando o processo for aberto no SEI pela secretaria do PPGH-MP mediante o depósito final do TCC pelo/a aluno/a do mestrado na secretaria do Programa;

*De acordo com a nova resolução da UFG/UFCAT em implantação, a solicitação do diploma é responsabilidade da Coordenação do Programa.